Cia Anti-horário's Blog

Site da Compania de Teatro de Pindamonhangaba

Alberto Santiago

O Currículo Artístico do Diretor:

Alberto Marcondes Santiago, natural de Pindamonhangaba, membro titular da Academia Pindamonhangabense de Letras e do seu Conselho Diretor como 2º Secretário; Vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pindamonhangaba; fundador e Diretor Presidente da Associação Cultural Cootepi; fundador e Ex-presidente da Cia. Teatral “Cadê Otelo?”.

Idealizador e realizador do FESTIPOEMA; participou da criação e realização do I Fórum Municipal de Cultura (“Um Novo Olhar Sobre a Cultura em Pinda”) e do Encontro de Artes Cênicas de Pindamonhangaba; é vice-presidente da Comissão Organizadora do I Conferência Municipal de Cultura de Pindamonhangaba e delegado representante de Pindamonhangaba na Conferência Estadual de Cultura.

Começou a escrever na adolescência compondo letras para canções com as quais participou de diversos festivais de MPB em várias cidades do Estado com várias premiações; é poeta, contista, letrista, ator, diretor e dramaturgo.

Diretor:  Dirigiu o Studio Educadança na montagem de teatro-dança dos espetáculos “Povo Sabedor” e “O Pássaro do Tempo”;  criou e dirige o Grupo Teatryonne (hoje Cia. Anti-Horário de Teatro) que, em 2003, com o espetáculo “O Caminho dos Reis”, representando Pinda no Festival de Teatro Gianfrancesco Guarnieri, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (envolvendo cerca de 800 trabalhos), foi premiado como o 3º Melhor Espetáculo Estudantil do Estado de São Paulo e, com o espetáculo “A Flauta Mágica” (ópera de Mozart teatralizada), foi finalista do mesmo festival na versão de 2004; dirigiu os grupos “Ovo, Pinto, Galinha” e “Estrelas do Céu da Boca”; dirigiu grupos em diversos trabalhos institucionais para varias empresas e instituições.

Escritor/Dramaturgo: Escreveu contos e poemas selecionados para participar de antologias como: “Antologia Poética de Cidades Brasileiras – 1986”, “Poesia da Cidade de Pindamonhangaba – 1988”, “Nova Poesia Brasileira – 1989”, “XI Concurso de Poesias Idalina Graça – 1993”, “VI Concurso de Contos Washington de Oliveira – 1994”, “VII Antologia de Contos Alberto Renart – 1994”, “Antologia de Contos Universidade do Vale do Paraíba – 2003”, “III Concurso de Contos e Poesias – 2003”, “IV Concurso de Contos e Poesias – 2004”; é dramaturgo e montou espetáculos com os seguintes textos de sua autoria: “Apocalipse” (Cia. Teatral “Cadê Otelo?”); “Povo Sabedor” e “Pássaro do Tempo” (Cia. Educadança); “O Caminho dos Reis”, “A Flauta Mágica”, “O Parque Radiante da Floresta Luminosa” e “O Bode” (Grupo Teatryonne); “Era Uma Vez…” (Grupo Ovo, Pinto, Galinha); diversos trabalhos institucionais para várias empresas do Estado.

Ator:  Entre outras, atuou em “…Até Que a Casa Caia”, “Imagitação”, “Sganarello, o Corno Imaginário”, “O Pássaro do Tempo”, “A Barca do Inferno” (Vencedor do Mapa Cultural Paulista de 1995 e do Festival Brasileiro de Teatro), “Apocalipse” (representante de Pinda no Mapa Cultural Paulista em 2000)., “O Santo Inquérito” (Finalista no Mapa Cultural Paulista de 2002).

Produtor:  Produziu as montagens de “A Barca do Inferno”,  “Apocalipse”, “O Caminho dos Reis”, “A Flauta Mágica”, “O Parque Radiante da Floresta Luminosa”, “O Bode”, “Era Uma Vez…”, “No Útero de Deus”; participou da criação e produção da Abertura dos Jogos Regionais em Pindamonhangaba; criou e realizou o FESTIPOEMA.

Compositor:  Compôs para os espetáculos: “…Até Que a Casa Caia”, “Imagitação”, “Um Deus Dormiu lá em Casa”, “Sganarello, o Corno Imaginário”;  participou de diversos festivais de MPB em várias cidades do Estado com várias premiações;  escreveu samba-enredos para Escolas de Samba.

Mapa Cultural Paulista: Selecionado para representar Pinda no Mapa Cultural Paulista em 1995 (teatro), 1996 (poesia), 1997 (conto) e 1998 (composição musical); 2000/2001 (teatro); 2005/2006 (conto).

Jurado: Em festivais de teatro, literatura, música popular, samba-enredo e rainha do carnaval.

Publicações: Publicou crônicas, poemas,  contos e artigos nos jornais Painel e Tribuna do Norte e nas revistas Aluminito e Ato. Está em processo de edição do seu livro “Três Livros de Contos”.

No comments yet»

Deixe um comentário