Cia Anti-horário's Blog

Site da Compania de Teatro de Pindamonhangaba

Conheça a Cia

Companhia  Anti-Horário de Teatro

A História:

A Cia. Anti-Horário de Teatro nasceu Grupo Teatryonne. O desejo dos componentes do grupo em mudar o nome aconteceu em razão de todos os seus membros já não mais estudarem na escola que lhe deu origem e já não mais existir ligações que justificassem a permanência desse nome.  O grupo tinha sido formado por alunos, todos sem nenhuma experiência teatral anterior, da E.E. Yonne Cesar Guaycuru de Oliveira, de Pindamonhangaba / SP, em 08 de abril de 2003.   A iniciativa da criação foi da diretora Maria José Souza da Silva e da vice-diretora Maria Aparecida Pereira que convidaram para a direção artística Alberto Santiago e o suporte de Odair Alves (Dodi).  O principal objetivo dessa criação foi o de despertar nesses alunos o interesse pela cultura e pelo exercício de atividades artísticas, desenvolver suas aptidões, proporcionar-lhes a possibilidade de mostrar seus talentos e melhorar sua auto-estima e, conscientizando-os da sua condição de cidadão, torná-los aptos a exercer essa função de cidadania e afastá-los de atividades que pudessem vir a tornar-se nocivas à sua formação.

Em 25 de janeiro de 2010 aconteceu a escolha do novo nome: Cia. Anti-Horário de Teatro.

As inscrições para participação do grupo de teatro foram abertas sem qualquer restrição ou dispositivo de escolha, considerando que essa seleção deveria ocorrer automaticamente, de acordo com a disposição e disponibilidade dos alunos.

Inicialmente, atenderam ao chamado 56 alunos, em sua grande maioria na faixa etária entre 10 e 12 anos de idade.   Após o processo de “seleção natural” foi montado o espetáculo “O Caminho dos Reis” com 38 alunos (67,85%).

Em razão da falta de recursos financeiros para a produção do espetáculo optou-se por desenvolver uma ação mais criativa explorando o uso de materiais em desuso transformando o que se tinha no que se precisava. E isso se tornou a principal característica artística do visual da obra do grupo, influenciando o conceito de criação dos seus trabalhos e rendeu muitos prêmios aos figurinos, cenários e adereços dos seus espetáculos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

2 Comentários»

  Rubens wrote @

Jah tenho visto alguma coisa de vcs.
queria dizer q o q vi, gostei,

A Peça do “Bode”. . . Foi mt legal.
Fikei Feliz em saber que a Herica estah na Cia.
Parabéns !!!

  sergioaguas wrote @

Fotografia é teatro

Uma reportagem ou ensaio fotográfico
Pode ser um drama ou uma comédia, com informações, expressões dos atores, emoção e cenário, que podem estar contidos numa única imagem. É a organização de formas, linhas, corpos, no tempo e espaço, com sua própria linguagem, em um ambiente com movimento e ritmo.

Parabéns a cia, um abraço a cada um dos atores e atrizes e ao Diretor Alberto Santiago.
É muito bom trabalhar com vocês e Sentir essa energia positiva.

sergioaguas
fotógrafo.


Deixe um comentário